5 Dicas para você viajar com milhas
Conhecer a Disney é um sonho né? Mas, com a alta do dólar, realizar esse sonho ficou um pouco mais caro infelizmente. Assim viajar com milhas é uma alternativa possível para quem quer economizar sem ter que abrir mão do desejo de visitar o lugar mais mágico da Terra.
Pensando nisso, quero dar 5 dicas para fazer você viajar com milhas! Aproveito para recomendar o Império das Milhas, que é um site que vai te ajudar ainda mais com estratégias para acumular milhas! Faz total diferença mesmo!
Quanto custa viajar com milhas?
Ter um objetivo é fundamental para quem decide usar milhas. Assim, se você está pensando em comprar a sua passagem para Disney usando milhas, precisa saber quanto ela vai custar. Acontece que o preço de um bilhete com milhas pode mudar devido a alguns fatores, como por exemplo, o destino.
Lugares como Orlando e Disney são muito procurados, e isso acaba influenciando diretamente no preço. Outro fator importante é a época do ano. Na alta temporada o valor de um bilhete aumenta significativamente. Por fim, a companhia aérea também interfere no custo. Afinal, é ela quem estabelece as tarifas para cada destino.
Assim, fazer uma pesquisa do preço da passagem com milhas com antecedência é muito importante. Pois, sabendo o quanto esse bilhete pode custar, vai ser muito mais fácil traçar um plano para acumular a quantidade de milhas necessárias. Inclusive, você poderá definir um prazo para realizar a sua viagem.
Principais dicas para viajar com milhas
É claro que algumas atitudes podem acelerar o processo de quem deseja viajar com milhas. E pegando algumas coisas que aprendi com o Império das Milhas quero dar algumas dicas para vocês. Fique tranquilo, é bem mais fácil do que você imagina!
1. A escolha do programa de fidelidade para viajar com milhas é fundamental
O primeiro passo é escolher um programa de fidelidade. Afinal, é por meio deles que você vai acumular milhas para viajar. Hoje, boa parte das companhias aéreas do Brasil e do mundo contam com esse tipo de programa. Talvez você até já esteja cadastrado em um desses, mas não sabe como ele realmente funciona e quais vantagens oferece.
Para começar, cada programa é vinculado a uma companhia aérea diferente e possuem regras diferentes. Assim, em uns você pode acumular milhas mais rapidamente, enquanto em outros é mais fácil conseguir resgatar passagens aéreas com pontos. Da mesma forma, uns realizam mais promoções ao passo que outros oferecem uma bonificação maior.
Nesse sentido, escolher um programa de fidelidade que te ajude a alcançar o seu objetivo mais rapidamente é muito importante. Pensando na viagem para Orlando e Disney, um bom programa é aquele que tem uma malha aérea internacional extensa, parceria com companhias americanas e que o custo dos bilhetes com milhas é razoável.
Atualmente temos três programas de companhias aéreas no Brasil, LATAM Pass (Latam), Smiles (Gol) e TudoAzul (Azul). No meu caso eu escolhi o Smiles da Gol.
Para você ter uma ideia de como as coisas mudam de um programa para outro, fiz uma simulação de uma passagem de São Paulo para Orlando em fevereiro de 2021. Confira a diferença de preço praticado em cada empresa.

Smiles 94.700 Milhas

Azul 99.000 Milhas

LATAM 84.000 Milhas
2. Cartão de crédito: o seu principal aliado para viajar com milhas
Muitas pessoas ainda enxergam os cartões de crédito como vilões e causadores de dívidas. Mas, se você quer viajar com milhas, utilizar o cartão deve fazer parte da sua estratégia. Hoje boa parte desses produtos contam com programas de recompensas. Assim, os usuários acumulam pontos que, posteriormente, podem ser trocados por milhas aéreas. Eu por exemplo parei de usar o meu cartão na função de débito e hoje qualquer coisa que compro já passo no crédito! Essa mudança de hábito me fez ganhar muito mais milhas!
Ou seja, quanto mais você utilizar o cartão de crédito no seu dia-a-dia, mais próximo vai ficar da viagem para Disney. Mas atenção! Usar o cartão para acumular pontos, não significa que você pode sair por aí comprando com se não houvesse amanhã e estourando o limite do seu cartão. Esse tipo de comportamento tem efeito reverso e pode resultar no cancelamento dos seus pontos.
3. Fique atento às promoções para viajar com milhas
Viajando com milhas ou não as promoções ajudam a reduzir os custos da viagem. Assim, antes de fazer o resgate dos seus bilhetes é sempre bom ficar de olho nos programas de fidelidade. Em algumas ocasiões essas plataformas oferecem bons descontos para trechos nacionais e internacionais.
Geralmente, as promoções acontecem nos finais de semana. Ou seja, quando boa parte dos viajantes estão distraídos. Além disso, em alguns casos, os preços promocionais são para datas específicas. Por isso, é sempre bom ficar atento e ter um pouco de flexibilidade quando for viajar com milhas.

Promoções de Milhas da LATAM

Promoções de Milhas Smiles
Além das promoções de passagens, você deve prestar atenção nas oportunidades de potencializar os seus ganhos. Um bom exemplo são as transferências bonificadas. Sabe aqueles pontos acumulados no cartão de crédito? Pois bem, você pode multiplicá-los sem muito esforço. Acontece que os programas de fidelidade das companhias aéreas têm parceria com diversos bancos.
Aliás, é graças a essas parcerias que você pode trocar os pontos do cartão de crédito por milhas. Dessa forma, em algumas ocasiões essas empresas realizam promoções para incentivar a transferência de pontos. Assim, são oferecidas milhas extras para quem participa dessas campanhas.
Funciona assim, imagine que você acumulou 20 mil pontos no cartão de crédito e deseja trocar por milhas aéreas. Então, o seu programa de fidelidade lançou uma promoção oferecendo 60% de bônus na transferência. Se você participar, vai ganhar 12 mil milhas extras e ficar mais perto da sua viagem

60% de pontos a mais na LATAM
4. Compre a passagem com antecedência
Se você está programando conhecer Orlando já sabe que planejamento é fundamental. Assim, com as passagens aéreas não pode ser diferente. Para garantir um bom preço, mesmo com milhas, não deixe para começar a pesquisa muito próximo da data da viagem. O ideal é garantir os seus bilhetes com no mínimo 60 dias de antecedência.
5. Fuja da alta temporada
Essa é uma dica que vale para qualquer viagem. Férias durante a alta temporada é sempre mais caro. Afinal, há mais pessoas buscando os mesmos voos, acomodações e atrações turísticas. Para quem pretende viajar com milhas não é diferente. O valor deste tipo de bilhete também é dinâmico.
Ou seja, nos períodos de alta temporada mais pessoas estão querendo comprar passagens com milhas. Por outro lado, a disponibilidade de assentos para esse tipo de bilhete se mantém, o que leva a um aumento no preço. Por isso, evite os meses de férias escolares e também fim de ano (a segunda quinzena de Dezembro). Por conta disso, viajar com milhas nessa época pode ser até 60% mais caro em comparação com outros meses.
Olha a diferença em relação a quantidade de milhas (Julho versus Setembro), você vai precisar ter muito mais para viajar na alta temporada em Julho!

Milhas Smiles em Julho

Milhas Smiles Setembro

Milhas Azul Julho

Milhas Azul Setembro
Viajar com milhas é uma ótima maneira de economizar. E com as dicas deste post espero que você consiga realizar o seu sonho de conhecer Orlando e a Disney!
-->